terça-feira, 3 de abril de 2012

Pão Ázimo



Com esta receita podemos fazer uma interminável lista de banquete.
Desde pizzas a pão de alho, passando por bruschettas e afins. É só pôr a vossa imaginação a funcionar. Se ela não funcionar por alguma razão é só pedir ajuda...

Ingredientes

- 333 grs. farinha de trigo
- 166ml de água fria
- 2 cs de azeite
- sal a gosto

Pré aqueça o forno a 250ºC
A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente.

Amasse bem os ingredientes. Com o auxílio de um rolo, estenda a massa bem fina, coloque-a em uma forma levemente untada e leve ao forno cerca de 3/4 min.. A massa deve ficar bem fina, praticamente transparente.

Nota - Se quiser fazer pizzas, etc. há que rechear antes de ir ao forno...


Pão ázimo ou asmo, matzo (ídiche) matzá (hebraico), מַצָּה, é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente. De acordo com a tradição judaico-cristã, pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar. Hoje em dia é comida obrigatória na festa do Pessach (páscoa judaica), que também se chama Hag ha-matzot, ou a festa dos pães ázimos. Por causa da proibição do uso de farinha normal durante o Pessach para preparação de comida, usa-se a farinha do pão ázimo (matze mehl em ídiche, kemach matzá em hebraico), que é simplesmente o pão ázimo moído.


Só de escrever esta receita já sei o que vou fazer para amanhã eheheheh.

2 comentários: