quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tomatinhos Assados com Mozzarela e Pão de Cereais


Estava eu no Google reader a ver os últimos post dos meus blogues favoritos quando dou de caras com esta receita. Tinha tudo o que eu gostava – tomate, pão de sementes, mozarela e vinagre… perfeito.. ia ser o meu jantar.

Ingredientes para 1 pessoa:

100 gr. Tomates cereja
100 gr. Pão de cereais cortado em cubos
6 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta
1 pacote de mozarelas frescas pequeninas
10 folhas de manjerico
2 colheres de xarope de vinagre balsâmico

Aquecer o forno a 180º. Num tabuleiro para forno colocar os tomates e tempera-los com 1 colher de sopa de azeite e meia colher de chá de sal e meia colher de chá de pimenta.
Num outro tabuleiro colocar os quadrados de pão e regar com 2 colheres de sopa de azeite. Colocar os dois no forno. Os tomates por mais ou menos 20 minutos, mexendo-os uma vez durante este período, e o pão mais ou menos 10 a 12 minutos, mexendo-o 2 ou 3 vezes durante este tempo.
Coloque as bolinhas de mozarela numa toalha de papel para retirar um bocado da água. Corte em fatias largas o manjericão e deixe as folhas mais pequenas intactas se assim o desejar.
Numa tigela grande coloque os quadrados de pão, os tomates assados, o manjericão e o restante sal e pimenta. Misture os ingredientes com jeitinho, para não desmanchar muito os tomates. Tempere com o restante azeite e com as 2 colheres de xarope de vinagre balsâmico.
Sirva de imediato


Xarope de vinagre balsâmico

Coloque numa panela pequena ou num púcaro uma quantidade generosa de vinagre balsâmico (mais ou menos metade dos frascos de vinagre pequenos) e leve ao lume. Quando começar a ferver ponha no mínimo e deixe fervilhar por 10 minutos até ficar com a consistência de xarope. Deixe arrefecer e coloque num frasco.

2 comentários:

  1. UMA DELICIA DE JANTAR, BEM AO MEU GOSTO E TAMBÉM TEM TUDO O QUE GOSTO....PERFEITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Está uma saladinha bem composta, bem temperada dá um jantar bem "na linha" ;)

    ResponderEliminar