segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Crinkles de Chocolate




Acho que nunca tinha comido umas bolachas tão macias e com sabor a mousse de chocolate... :) Depois de ter experimentado as de limão andei à procura de variantes e encontrei estas que adorei.. :) Este site (Joy of Baking) onde as encontrei é delicioso e tem os vídeos todos das receitas ensinadas por uma senhora simpatiquissima que explica tudo tim-tim por tim-tim.


Ingredientes:
56 gr. manteiga sem sal
230 gr. de chocolate semi amargo partido aos bocados
100 gr. de açúcar
2 ovos grandes
2 colheres de sobremesa de extracto de baunilha
195 gr. farinha
1/4 de colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento
110 gr. de açúcar de confeiteiro (para cobrir as bolachas)


Preparação:
Numa taça de ir ao micro ondas derreta o chocolate e a manteiga. Primeiro deixe 20 segundos e depois vá colocando de 10 em 10 segundos até estar todo derretido. Deixe arrefecer.
Na taça da batedeira, bata os ovos e o açúcar até estar fofo e claro (cerca de 3 a 5 minutos). Junte o extracto de baunilha e mexa mais um pouco. Junte o chocolate já frio na mistura e mexa até incorporar.
Numa taça à parte junte a farinha, o sal e o fermento. Junte estes ingredientes à mistura de chocolate e mexa só o suficiente para juntar os ingredientes. Cubra a mistura com papel plástico e leve ao frigorífico 1 a 2 horas (ou mesmo de um dia para o outro) até ficar rijo o suficiente para formar bolas.
Aqueça o forno a 165 ºC e prepare um tabuleiro com papel manteiga.
Coloque o açúcar de confeiteiro numa taça. Primeiro forme uma bola com a massa, mais ou menos de 2,5 cm de diamentro e depois enrole-as no açúcar de confeiteiro. Coloque as bolas no tabuleiro separadas 5 cm umas das outras (vão crescer para os lados). Coloque as bolachas no forno por 8 a 10 minutos até as pontas estarem firmes mas o meio da bolacha macio.
Retire do forno e deixe-os arrefecer numa rede.
Dá para mais ou menos 3 dúzias de bolachas e elas ficam melhores no próprio dia... embora as minha tenham durado 3 dias e estarem boas na mesma. :)



6 comentários:

  1. Fiquei maravilhado com essa tua descrição :) Ficaram perfeitas! :D

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  2. Que bolachinhas deliciosas e tão apetitosas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto... já guardei a receita!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já fiz mais que uma vez e adorei.
    As tuas ficaram super tentadoras ,eu já comia umas quantas
    bj

    ResponderEliminar