terça-feira, 8 de outubro de 2013

MELANZANE ALLA PARMIGIANA - Beringela à Parmigiana




Desde que me lembro ia almoçar com a minha mãe a um italiano no Estoril, e pedia sempre a mesma coisa - Carpaccio de entrada e Melanzane Alla Parmigiana (é uma lasanha de beringelas com mozzarela fresca) como prato principal. 
Desde que a minha mãe morreu que acho que só voltei lá uma vez, mas estava cheia de saudades da Melanzane, por isso pus-me à procura na internet e descobri esta receita (já não sei onde... só sei que a apontei no meu caderno).
Fiz e deliciei-me, pois estava quase igual à que comia... uma maravilha.

Ingredientes:

2 Beringelas pequenas
2 bolas de mozzarela fresca
Molho de tomate - Receita aqui
1 ovo
50 gr. pão ralado + 3 colheres de sopa de farinha
100 gr. de queijo parmesão ralado
azeite
Sal e pimenta

Preparação:

Corte as beringelas às rodelas não muito grossas. Coloque-as numa rede e polvilhe-as com sal grosso. Deixe ficar pelo menos 1 hora para que a água das beringelas saia. Ao fim de uma hora seque-as com papel de cozinha. Numa taça ponha o ovo batido e noutra taça o pão ralado e a farinha. Passe as beringelas pela mistura de farinha e pão ralado e depois pelo ovo e frite-as em azeite ou óleo.
Numa travessa de forno coloque 1/3 do molho de tomate, uma camada de beringelas e uma camada de mozzarela fresca fatiada. Cubra com outro 1/3 do molho de tomate e volte a colocar uma camada de beringelas e uma camada de mozzarela. Cubra com o restante molho de tomate e polvilhe com o parmesão.
Leve ao forno quente (180º C) cerca de 30 minutos.

Faço este prato várias vezes porque depois da refeição congelo em caixinhas o que sobra para os meus almoços no escritório.




A Luisa do Blog "O Mundo de Luisa" fez uma destas lasanhas em versão light... que experimentei hoje e fica igualmente maravilhosa... fica para um próximo post.

Bom apetite

6 comentários:

  1. Boa noite!
    Gosto muito de beringela e esta forma de prepará-la é excelente!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Delicioso aspecto,deve ser tão bom!!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei...mas parece uma maravilha!!! :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar