domingo, 20 de maio de 2012

Dorie às Sextas - Pudim Flan



Andava eu no Google Reader a ler os meus blogs favoritos quando dou de caras com este desafio. Dorie às Sextas é inspirado no projecto Tuesdays with Dorie, e propõe, duas vezes por mês, receitas do livro Baking de Dorie Greenspan. 
Não tenho esse livro, por isso fiz pela receita que as anfitriãs do desafio colocam online... mas depois lá parti eu para a Amazon e já encomendei o livro... não consigo ficar quieta... :)
Esta quinzena a receita é um Pudim Flan algo diferente dos nossos portugueses, mas igualmente bom.
A única coisa diferente que fiz da receita foi dobrar a quantidade de caramelo, porque a indicada me pareceu muito pouco e não coloquei limão no caramelo que não me pareceu ligar muito bem. De resto fiz igual e está uma verdadeira delicia.. :)
Espero atentamente o próximo desafio.. :)

Ingredientes:

Caramelo:
130 gr. açucar
6 colheres de sopa de água

Pudim:
360 ml natas
300 ml leite gordo
3 ovos
2 gemas
100 gr. açucar
1 colher aroma baunilha


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque um tabuleiro onde caiba a forma  que vai utilizar para o pudim.
Ferva água e reserve.


Caramelo:
Colocar o açucar e a água numa panela de fundo pesado e leve ao lume médio/forte, sem mexer, até obter um caramelo castanho clarinho. Retire o tacho do lume assim que começar a deitar fumo. 
Espalhe o caramelo pela forma de vai utilizar, inclinando a forma de maneira a ficar uniforme.

Pudim:
Numa panela coloque as natas e o leite e deixe ferver. Entretanto bata numa taça o açucar, os ovos e as gemas. Junte o extrato de baunilha e depois vá juntando aos poucos a mistura do leite e natas quente.
Coloque a forma no tabuleiro e verta a água fervida para o tabuleiro até tapar metade dos lados da forma do pudim.
Asse no forno durante aproximadamente 35 minutos ou até dourar. O pudim estará pronto quando espetar a ponta de uma faca no centro do pudim e esta sair limpa.
Retirar o pudim do forno para uma grelha e passar uma faca pelas laterais da forma.
Deixar arrefecer e levar ao frigorifico por 4 horas. Antes de desenformar passar novamente a faca entre o pudim e a forma.

3 comentários: