domingo, 23 de setembro de 2012

Financiers de Leite Condensado




Leite Condensado é uma das minhas perdições desde pequenina... lembro-me de beber, literalmente, latas de leite condensado... quem não o fez? Fazer um buraco de um lado, outro de outro e toca a beber a lata quase toda..... :) Quando se ia a Espanha comprávamos as bisnagas e toca de as torcer todas para dentro da boca...Cozido era à colher... enfim - depois crescemos e dizemos para nós mesmos que não se deve fazer isso porque faz mal à saúde... hehehehe. Quero voltar a ser criança.
Quando vi esta receita no site da Technicolor Kitchen achei que eram a minha cara.. :)


Ingredientes:


125g de farinha de amêndoa
85g de farinha de trigo
160g de açúcar
6 claras grandes
1 pitada de sal
200g de manteiga, derretida e ainda morna
6 colheres (sopa) de leite condensado
cerca de 3 colheres (sopa) leite condensado, extra


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manteiga 8 formas de financiers ou muffins. Numa tigela grande, peneire juntos a farinha de amêndoa, a farinha de trigo e o açúcar. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor de arame, bata as claras e o sal até espumarem. Junte os ingredientes peneirados, bata bem, e então vá acrescentando a manteiga à mistura, batendo bem. Junte as 6 colheres (sopa) de leite condensado e misture para incorporar completamente.
Despeje a massa nas formas preparadas, até que fiquem ¾ cheias. Coloque cerca de 1 colher (chá) do leite condensado extra no centro de cada financier e, usando um palito de dentes, misture ligeiramente o doce à massa, criando um mesclado (não misture demais). Leve ao forno por 15-18 minutos ou até que os financiers dourem (faça o teste do palito, mas não enfie no centro dos bolinhos por causa do recheio de leite condensado).
Deixe esfriar na forma cerca de 8-10 minutos e então desenforme com bastante jeito, transferindo para uma grade. Deixe esfriar completamente
Os financiers podem ser guardados num recipiente hermético, em temperatura ambiente, até 3 dias, ou até 5 se ficarem no frigorífico.

 
 

4 comentários:

  1. Que lindos ficaram e que aspecto tão fofinho!
    Beijinhos grandes e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Oi Mafalda, quem não comeu leite condensado puro.Ainda lambo a lata até hoje.Temos agora no mercado o leite condensado em sachezinhos com sabores para as crianças comerem como lanchinho.Sua receita parece deliciosa.Adorei e babei.Beijos querida e tudo de bom.

    ResponderEliminar