domingo, 16 de setembro de 2012

Tarte de Pêssego com Custard e Cramble




E cá estamos em mais um desafio das Dories às sextas nesta rentrée... :))))
Desta vez é uma Tarte de Pêssego com Custard e Cramble. Ficou uma delicia e já desapareceu.. :) ainda bem que tirei bastantes fotografias pois na altura que cortei uma fatia para fotografar ela desapareceu num instantinho... :)

E a partir de agora lá vamos nós recomeçar a fazer as maravilhosas receitas da Dorie e do seu livro: "Baking - From My Home to Your".

Ingredientes:

para o streusel (dupliquei a receita)

  • 2 colheres sopa de farinha x 2
  • 2 colheres sopa de açúcar amarelo (bem cheias) x 2
  • 2 colheres sopa de amêndoas picadas x 2
  • 2 colheres sopa de manteiga sem sal fria, cortada em pedaços x 2

para a tarte:
  • 1 receita de massa doce de tarte (pág. 444 ou ver abaixo), parcialmente cozinhada e fria

para o recheio (Aqui dupliquei as natas e os ovos - o açucar chega só este)
  • 3 pêssegos grandes, maduros, descascados, cortados ao meio e sem caroço
  • 100 ml de natas x 2
  • 1 ovo grande x 2
  • 60 gr. de açúcar
  • 1/8 colher chá de extracto de amêndoa
  • açúcar em pó para enfeitar

Fazer o streusel: com as pontas dos dedos, misture todos os ingredientes num pequeno recipiente, até que estejam bem combinados. Cubra o streusel com película aderente e refrigere até ser preciso.

Pré-aqueça o forno a 215ºC. Coloque uma forma de tarte sobre um tabuleiro. Reserve.

Fazer a tarte: corte 5 metades dos pêssegos em fatias. A melhor forma de o fazer é colocar cada metade com o lado cortado para baixo, numa tábua, e ir cortando, com a faca perpendicular à tábua, em fatias finas. Levantar todas as fatias em simultâneo com uma espátula, pressionar ligeiramente para as abrir ligeiramente em leque e colocar sobre a base da tarte. Deverá ficar com um espaço vazio no meio, para a 6ª metade. Corte-a o suficiente para que encaixe no centro inteira. Com a ponta da faca, faça pequenos cortes, pouco fundos, nesta metade. Reserve.
Com um batedor de varas, misture as natas, o ovo, o açúcar e o extracto de amêndoa. Quando bem misturados, bata o recipiente na mesa, para retirar quaisquer bolhas de ar que se tenham formado. Deite a mistura sobre os pêssegos.
Leve ao forno por 10 minutos. Baixe então a temperatura para 190ºC e asse por mais 20 minutos.
Acrescente o streusel: retire-o do frigorífico e, com os dedos, parta-o em pequenos pedaços. Com cuidado, puxe a tarte do forno, sem a retirar e sem agitar demasiado o recheio delicado. Se for mais fácil, pode tirá-la completamente do forno - o importante é não agitar o recheio. Polvilhe a tarte com o streusel.
Leve novamente ao forno, por mais 20-25 minutos (tempo total de cozedura: 50-55 minutos) ou até que o recheio esteja praticamente sólido e o streusel dourado. Retire a tarte do forno e transfira a forma para uma grade. Deixe arrefecer até estar morna ou à temperatura ambiente.
Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.


Massa de tarte (pág. 444)

Ingredientes:
  • 155g farinha
  • 40 gr. medida de amêndoas finamente moídas
  • 60g açúcar em pó
  • 1 pitada de sal
  • 130g manteiga sem sal, MUITO fria, cortada em pedaços pequenos
  • 1 gema grande

Ponha a farinha, amêndoa, açúcar e sal num processador e misture bem. Distribua os cubos de manteiga sobre os ingredientes secos e pulse até que a massa pareça migalhas de tamanhos diferentes (umas ervilhas, outras aveia). Bata a gema numa tigela, para a quebrar, e acrescente um bocadinho de cada vez, pulsando a massa após cada adição. Quando toda a gema tiver sido adicionada, ligue o processador 10 segundos de cada vez, até que a massa forme agregados de tamanhos diferentes. Imediatamente antes de a massa atingir este ponto, o som do processador vai mudar - é o sinal. Transfira a massa para uma superfície e, muito leve e rapidamente, amasse-a para incorporar quaisquer ingredientes secos ainda visíveis.

Unte com manteiga uma forma de tarte com fundo removível. Pressione a massa na forma, usando toda a massa (menos um bocadinho, que deverá guardar no frigorífico para remendar eventuais rachas que se formem ao assar). Não seja mão pesada - pressione o suficiente para os pedaços se ligarem uns aos outros, mas não tanto que a massa perca a sua textura. Leve ao congelador por, pelo menos, 30 minutos (mas de preferência mais tempo), antes de assar.

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte o lado brilhante de um pedaço de papel de alumínio e encaixe-o sobre a massa, lado untado para baixo (como a massa foi congelada, pode ser assada sem uso de pesos). Ponha a forma sobre um tabuleiro e asse por 25 minutos. Cuidadosamente, remova o papel de alumínio. Se a massa tiver formado bolhas, pressione-as gentilmente com as costas de uma colher.
Para uma base de tarte parcialmente assada, remende as rachas, se necessário, e transfira-a para uma grade, para arrefecer (mantendo-a na forma).


Toda esta receita foi traduzida pelas queridas anfitriãs do grupo "Dorie às sextas".

11 comentários:

  1. Está maravilhosa!
    Eu tive alguma dificuldade em desenformar a minha, a tua ficou perfeita!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS FICOU LINDA E COM CERTEZA QUE UMA DELICIA.
    GOSTEI MUITO.
    BJ

    ResponderEliminar
  3. Oi Mafalda, que perdição essa torta.Anotadissima a receita.Ficou linda e parece deliciosa.Parabéns.Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou uma maravilha Léia, experimenta e diz-me como correu... :)
      Uma boa semana
      Mafalda

      Eliminar
  4. Super apetitosa esta tarte!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Olá Mafalda!
    Que bonita tarte! Tem um aspeto delicioso e agora que o tempo arrefeceu apetece ainda mais ligar o fogão!
    Beijinho.

    ResponderEliminar