terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tosta de Tomate Assado com Mozzarela e Vinagre Balsãmico


Do mesmo site que a receita de Tomatinhos Assados com Mozzarela e Pão de Cereais também estava esta que é tão boa como a outra.


Ingredientes:
6 tomates médios
2 colheres de sopa de azeite
Meia colher de chá de sal
Meia colher de chá de pimenta
3 colheres de sopa de xarope de vinagre balsâmico
2 bolas grandes de mozarela fresca
12-14 folhas de manjericão fresco
4 fatias de pão de sementes


Aqueça o forno a 180º. Coloque os tomates às rodelas numa assadeira de forno e tempere com sal, pimenta e azeite. Asse por mais ou menos 45 minutos.
Entretanto, se já não tiver xarope de vinagre balsâmico, faça mais um bocado com a receita em baixo.
Assim que os tomates estiverem assados aqueça uma tostadeira no fogão ou eléctrica em lume médio. Pincele a parte de fora de cada fatia de pão de sementes com azeite, depois coloque mozzarella no outro lado, seguido de tomate, manjericão, mais tomate e mais mozzarella. Cozinhe até o queijo estar derretido e cada lado do pão estar tostado, cerca de 5 minutos em cada lado. Sirva de imediato regado com o xarope de vinagre balsâmico.


Xarope de vinagre balsâmico

Coloque numa panela pequena ou num púcaro uma quantidade generosa de vinagre balsâmico (mais ou menos metade dos frascos de vinagre pequenos) e leve ao lume. Quando começar a ferver ponha no mínimo e deixe fervilhar por 10 minutos até ficar com a consistência de xarope. Deixe arrefecer e coloque num frasco.

8 comentários: