terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Tranças Açucaradas


Estou sem tempo para nada... mas isso já é normal nos dias de hoje, não é? Parece que não conseguimos fazer tudo o que queremos e isso está a deixar-me doente... :) quando vi que o ultimo post foi a 7 de Fevereiro nem queria acreditar (parecia que ainda ontem tinha estado a escrever para o blog... mas não.. foi dia 7... vergonhaaaaa.. :) )
Vi esta receita no Pinterest (é deste blog) e pareceu-me absolutamente maravilhosa... e não me enganei.É muito, muito boa.. :) experimentem e comprovem.. 

 
Ingredientes:

1 pacote de fermento padeiro
60 ml água quente ( +/- 40º )
½ colher de chá de açucar
500 gr. farinha
1 ¼ colher de chá de sal grosso
225 gr, manteiga com sal cortada aos quadrados pequenos
2 ovos grandes
120 ml natas azedas
1 colher de chá de baunilha
300 gr. açúcar
2 colheres de chá de extracto de baunilha

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190º C. Forre um tabuleiro de forno com papel de alumínio.
Numa tigela (passada por água quente) colocar o fermento, a água e o açúcar e deixar borbulhar, mais ou menos 10 minutos.
Numa outra tigela junte a farinha e o sal. Corte a manteiga em cubinhos pequeninos.
Numa tigela média junte os ovos, as natas azedas e a baunilha e junte igualmente a mistura de fermento. Junte esta mistura à de farinha e mexa cuidadosamente com um garfo até formar uma bola.
Divida a massa em dois, enrole cada parte em papel transparente e coloque no frigorífico pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro.
Numa tigela média junte o açúcar e a baunilha até estarem bem misturados. Tape a tigela com um prato ou papel transparente para o açúcar não secar.
Numa superfície seca coloque metade da mistura de açúcar com baunilha. Coloque uma das massas por cima do açúcar  (deixe a outra massa no frigorífico) e, com a ajuda do rolo da massa, faça um rectângulo de 40 X 20 cm. Apanhe o açúcar das bordas e distribua por cima da massa.
Com a parte maior virada para si, dobre ambas as pontas em direcção ao centro, formando 3 camadas iguais. Volte a amassar até ter outra vez 40 X 20 cm e repita a dobragem. Faça ainda mais uma vez e amasse até obter uma massa com cerca de 1 cm.
Corte as irregularidades das bordas com uma faca afiada até formar um rectângulo perfeito.
Com a faca, corte a massa, em comprimento em 8 tiras de mais ou menos 2,5 cm, e depois em 4 partes de mais ou menos 10 cm.
Torça os rectângulos 2 vezes e coloque-os num tabuleiro de forno previamente forrado com papel prata. Tenha em atenção para ambas as pontas estarem em contacto com o tabuleiro. Pressione um bocado para ter a certeza que ficam bem presas.
Leve ao forno por mais ou menos 15-20 minutos ou até estarem dourados. Com a ajuda de uma espátula retire imediatamente do tabuleiro, antes que o açúcar caramelize e se agarre ao papel prata. Deixe arrefecer numa grade.
Depois de frios coloque numa lata hermética durante mais ou menos 3 dias.
Para ver o passo a passo desta receita vá ao post de onde retirei a receita... está muito bem explicado.




5 comentários:

  1. Uma receita trabalhosa, mas que dá os seus frutos!!
    Estou completamente delicada com este verdadeiro pecado da gula :)

    ResponderEliminar
  2. Que apetitosas ficam, e parecem mesmo bem fáceis de preparar!

    ResponderEliminar
  3. Hummmmm, essas trancitas não iam aguentar muito tempo aqui por casa.Que ar delicioso!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Ficaram mesmo espetaculares!
    Gosto tanto de folhados...

    ResponderEliminar